Os colaboradores são a força motriz de uma empresa, quando têm a saúde assegurada os resultados são alcançados
Imagine um carro de alta performance. Agora, reflita sobre o que faz dele um bom carro. Será o motor? O combustível utilizado? A aerodinâmica do design? O conjunto de todas essas características? Pois bem, imagine que algum destes itens esteja danificado, o que aconteceria? Provavelmente todo o funcionamento do automóvel seria prejudicado, fazendo com que ele perca o status de eficiência anterior. A mesma lógica pode ser aplicada aos colaboradores que direcionam a empresa rumo ao sucesso: caso um funcionário não esteja bem, toda a estrutura organizacional sofre as consequências.
Investir na saúde dos trabalhadores não é bom apenas para eles, como também é uma atitude inteligente para manter a lucratividade dos negócios. Pessoas bem-dispostas produzem mais e se comprometem com as tarefas que desenvolvem. Há diversas maneiras de garantir a vitalidade dos colaboradores, desde proporcionar um ambiente sadio no trabalho até oferecer benefícios e facilities ao quadro funcional.
Quanto ao ambiente é possível criar um clima de amistosidade por meio de um reposicionamento das lideranças com uma visão mais empática para com os empregados. Manter canais abertos de comunicação e incentivar o bom comportamento faz com que o funcionário se sinta feliz com o papel que desempenha na organização, o que impacta positivamente na saúde mental reduzindo sintomas de estresse, ansiedade e até mesmo depressão.
Criar um bom relacionamento com o público interno também ajuda a propagar a marca com um posicionamento favorável no mercado, uma vez que os trabalhadores são considerados tão importantes quanto os clientes por funcionarem como o primeiro filtro validador dos serviços da empresa.
Além disso, há a possibilidade de oferecer diversos benefícios que vão de encontro às necessidades dos colaboradores como, por exemplo, planos de saúde e odontológicos. Estes convênios oferecem mais segurança e ajudam na retenção de talentos, pois demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar de seus funcionários. Dentro do rol de benefícios também podem ser encontrados os descontos em academias, auxílios alimentares e, até mesmo, campanhas de conscientização relacionadas ao bem-estar.
Outra medida é a implantação de facilities dentro da organização, como, por exemplo, o restaurante industrial. Além da possibilidade de isenção fiscal por parte do governo com dedução do investimento sob o imposto de renda, há inúmeros fatores agregados que geram valor aos negócios. Terceirizar o restaurante corporativo garante refeições de qualidade de alto valor nutricional e satisfação interna garantida. Além disso, reduz o risco de incidentes durante o horário de intervalo, otimizando a mobilidade urbana e com maior conforto para os funcionários.
A Apetit Serviços de Alimentação é especialista no cuidado com as pessoas. Reconhecida como uma das melhores empresas do segmento, é responsável por auxiliar na produtividade de milhares de colaboradores e contribuir com o sucesso de diversas instituições do Brasil. Descubra como a Apetit pode ajudar o seu negócio aqui.