fbpx

O que significa missão, visão e valores para uma empresa?

Uma das partes mais importantes como ferramenta de gestão em que as empresas podem usar para definir a sua estratégia de negócio

Todo empreendimento nasce com um propósito, uma motivação em comum que guia líderes e colaboradores nos esforços rotineiros na contramão das adversidades. O lucro é importante, mas nunca é (ou deve ser) o objetivo final de uma companhia. Um negócio de sucesso é medido pelo alcance das metas estipuladas logo na fundação da empresa, metas estas descritas na missão, visão e valores corporativos.

As organizações sérias e comprometidas com a transparência de ações reconhecem a importância de seguir à risca estes princípios e fazem questão de compartilhar com todos os stakeholders o norte empresarial. É preciso que estes três tópicos sejam claros e conhecidos por todos os públicos de interesse, pois são eles que definem os valores institucionais e ditam as estratégias organizacionais e indicam como a empresa se posiciona no mundo.

Ok, mas o que significa missão, visão e valores?

A missão define o motivo da empresa existir, o propósito dela enquanto organização. Este tópico pode ser sintetizado com a resposta do seguinte questionamento: para que a empresa nasceu?

Algumas perguntas podem ser feitas para encontrar a missão empresarial, tais como:

  • O que a empresa faz e continuar fazendo?
  • Para quem é destinado os serviços/produtos?
  • Qual a responsabilidade da empresa perante a sociedade?

A missão da Apetit é “oferecer as melhores soluções em serviços de alimentação, criando vínculos fortes e duradouros com os nossos clientes e mantendo a nossa empresa saudável e competitiva. ”

Se com a missão é possível entender onde a empresa está, a visão permite descobrir onde a organização quer chegar.  Este tópico representa o futuro organizacional, os objetivos em longo prazo.

É importante frisar, porém, que, apesar desta síntese possuir uma meta ambiciosa, ela precisa ser alcançável para orientar todos os esforços da companhia em prol de sua concretização. Em termos práticos, todo trabalho realizado precisa contribuir para que a visão seja alcançada, caso contrário, não trará nenhum valor para a empresa.

Vale lembrar que este tópico não precisa ser estático, podendo mudar ao longo dos anos à medida que as metas vão sendo alcançadas. Algumas perguntas que ajudam a definir a visão são:

  • O que a empresa deseja se tornar?
  • Onde a companhia deseja estar daqui a algum de tempo?
  • Qual legado a organização deseja deixar no mundo?

A Apetit possui a seguinte visão empresarial: “Seremos a referência nacional em soluções de alimentação corporativa”. Com esta máxima fixada na mente dos líderes e colaboradores, toda ação é pensada para impulsionar a companhia na materialização deste propósito.

Já os valores são pautados em diretrizes éticas e morais com implicação na conduta de todos os envolvidos com a empresa. É basicamente o “como” a empresa vai alcançar a visão, sem desviar-se da missão. Estes valores são imutáveis, pois representam as crenças que permeiam toda a organização traduzidas no comportamento dos funcionários, lideranças e no relacionamento com os clientes.

Os valores devem conter as palavras-chave que definam a essência da corporação, bem como os compromissos assumidos perante a comunidade. Algumas perguntas que ajudam a definir este tópico são:

  • Como os nossos colaboradores e lideranças conduzem suas ações?
  • Como tratamos os nossos públicos internos e externos?
  • Quais são as nossas responsabilidades enquanto empresa?

Os valores da Apetit Serviços de Alimentação são definidos em: “foco em resultados, Clientes, liderança e gestão de pessoas; competência profissional; transparência; respeito pelas pessoas e sustentabilidade. ”

Missão, visão e valores são partes vitais da estratégia organizacional, presentes no plano de comunicação da empresa. Estes princípios devem partir das lideranças em conjunto com acionistas, diretorias e departamentos de marketing e recursos humanos.  Caso as definições são sejam claras e concisas, o único objetivo passa a ser o lucro desenfreado e essa busca tende a descredibilizar a companhia, afetando o lucro e a perenidade dos negócios.

Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre o universo empresarial? Preparamos três matérias exclusivas que irão te auxiliar nesta jornada por conhecimento:

  1. Endobranding: o seu colaborador conhece a empresa?
  2. Vantagens de se estabelecer parcerias de sucesso
  3. Dicas de empreendedorismo com Marcia Manfin

CompartilhE

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um Comentário

Pesquisar

A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

Relacionados
Recentes
Outras Postagens
Siga-nos