A empatia de um líder com sua equipe pode ser crucial para promover esta estabilidade na vida de seus colaboradores
Quantas vezes você ouve pessoas ao seu redor querendo discutir quem é mais realizado profissionalmente, quem é mais realizado pessoalmente e qual das opções é a melhor para a vida… Afinal, o ser humano está sempre em busca das próprias realizações, independente de qual âmbito seja.
Porém, o que nem sempre se lembra é de que a percepção de qual das situações é melhor ou pior é algo bastante relativo. O que todos querem mesmo é conseguir um equilíbrio que nos faça feliz tanto no trabalho quanto na sociedade. Mas a questão é: como conseguir isso?
Realização pessoal
De uma maneira muito subjetiva, a realização pessoal está relacionada às escolhas que se faz na própria vida particular. A satisfação com isso se dá a partir das consequências que são geradas em cima das escolhas.
Apesar de parecer algo bastante individual, a realização pessoal é impactada por um universo de fatores e, principalmente, situações que circundam a vida como um todo. Dentre as principais questões que podem influenciar seu ambiente pessoal está a sua profissão e o seu local de trabalho.
Realização profissional
Os sonhos profissionais começam desde que se é criança e se estabelece algumas preferências “do que quero ser quando crescer”. Com o passar dos anos, nos aproximamos de determinadas áreas, aperfeiçoamos nossos conhecimentos em certas disciplinas, até que finalmente decidimos aonde iremos atuar – pelo menos por um período de tempo de nossas vidas.
Ao dar início à nossa vida profissional, nos deparamos com uma infinidade de atividades, responsabilidades e, até mesmo, estresses, que contribuem para o nosso crescimento de alguma forma. Porém, muitas vezes, o terceiro fator acaba sendo o que fala mais alto e isso interfere na nossa disposição e dedicação com o trabalho.
Empatia com os líderes
É comum que grande parte do estresse gerado nos ambientes de trabalho se dê pela falta de empatia que existe entre o líder e seus colaboradores. Isso ocorre, pois, muitas autoridades ainda acreditam que rigidez e frieza estejam relacionadas ao papel que eles devem exercer dentro das organizações, afastando cada vez mais a empatia de sua equipe.
Sendo assim, é importantíssimo esclarecer que empatia não é sinal de fraqueza ou dificuldade de liderança. Pelo contrário, quanto mais próximo o líder é da realidade de vida do colaborador, mais ele influencia positivamente na vida pessoal e, ainda, o incentiva para que ele desenvolva um bom trabalho dentro da organização.
Dessa forma, percebemos que a linha entre equilíbrio pessoal e profissional é muito tênue, já que uma tem impacto direto sobre a outra. Porém, a falta de compreensão com a realidade pessoal do trabalhador afeta na produtividade da empresa.
Ninguém é capaz de desligar completamente a cabeça de problemas pessoais quando entra no ambiente de trabalho. É papel do líder ser empático o suficiente para identificar o que tem sido preocupante para aquela pessoa e amenizar a influência disso nas atividades profissionais.
Portanto, a individualidade do seu colaborador depende de você, líder! Esse respeito e essa humanidade com o outro promove o equilíbrio pessoal e profissional das pessoas ao seu redor e ainda tem por consequência os frutos dentro da sua própria empresa. Ou seja, a organização também é grandemente beneficiada com a estabilidade de vida do seu profissional.
A Apetit preza pelo cuidado com as pessoas. O GPTW (Great Place To Work) é uma forma que utilizamos para preparar nossas lideranças, para que tenham empatia, comunicação efetiva , relacionamento com suas equipes e colaboradores mais bem cuidados.
Outro método efetivo de estabelecer proximidade é o “Fale com a Presidente”. Por intermédio dessa ferramenta, o colaborador da Apetit consegue se manifestar e apresentar suas sugestões, críticas, comentários e elogios, sem ser expostos, pois trata-se de uma comunicação direta e sigilosa encaminhada para a presidente, Marcia Mocelin Manfrin.
Resultado dessas ações? Uma melhor performance geral dentro da empresa!