Como esse recurso possibilita conhecer e entender as demandas e impressões dos colaboradores visando o desenvolvimento da companhia
Você conhece a opinião do seu colaborador sobre a sua empresa? Não? Então chegou a hora de você saber mais sobre pesquisa de clima e como ela pode te ajudar a resolver este problema.
A pesquisa de clima organizacional é um recurso de coletas de dados, que fornece importantes informações sobre a percepção dos colaboradores em relação a sua empresa, no que diz respeito ao ambiente de trabalho, aos colegas e líderes. É uma espécie de exame que oferece um diagnóstico sobre a saúde da organização.
Por meio desta pesquisa é possível:
- Medir o nível de engajamento dos colaboradores e a proximidade deles, ou não, com a cultura organizacional da empresa;
- Analisar o nível de confiança das pessoas em relação a seus líderes e colegas de trabalho;
- Avaliar o nível de orgulho dos colaboradores em relação à empresa e em relação as atividades que desempenham;
- Identificar necessidades de treinamento pessoal e/ou profissional.
Com base na análise de resultados da pesquisa de clima você pode identificar tanto os pontos fortes, quanto os pontos de melhoria da sua empresa. A partir desta fotografia do estado atual da organização é possível desenvolver e aplicar medidas de correção e, assim, otimizar as ações gerenciais neste sentido.
Como a pesquisa é feita?
O formato da pesquisa – online ou formulário impresso – a metodologia que será aplicada, bem como a quantidade e o teor das questões, depende de cada organização. Porém, caso você deseje realizar a pesquisa na sua empresa, de forma independente, contando para isto com a participação do seu pessoal de RH, é necessário ter em mente que é preciso seguir alguns passos.
Esteja certo que seu colaborador conhece a sua empresa
Primeiramente, antes de qualquer pesquisa a ser realizada em uma organização, é necessário que os colaboradores conheçam a empresa, na qual trabalha, em profundidade. Isto é possível por meio da estruturação e aplicação de ações de endobranding. A ideia central do endobranding é trabalhar, projetar e fortalecer a imagem da empresa em âmbito interno, tornando a identidade da marca conhecida, compreendida e valorizada pelo colaborador.
Identifique o objetivo da pesquisa
O próximo passo consiste em identificar o objetivo da aplicação da pesquisa, o porquê ela é importante para a empresa. Neste momento é necessário ter em vista quais serão as informações as quais se busca ter acesso e quais são os pontos que se pretende medir com a realização desta pesquisa.
Comunique
Uma vez determinado o porquê e definida a data para a aplicação do questionário é necessário informar aos seus colaboradores, por meio de comunicação interna, sobre a aplicação da pesquisa e convidá-lo a participar. Sim, convidá-lo! A participação deve ser voluntária. Neste comunicado é preciso que você deixe claro que as respostas serão tratadas de forma anônima e sigilosa, sem qualquer tipo de sanção ou retaliação caso o feedback do colaborador seja negativo.
Defina o tema e elabore o questionário
O próximo passo é definir as temáticas que irão nortear a elaboração do questionário. Após a definição dos temas, é necessário a elaboração das perguntas de forma que elas contemplem os objetivos pelos quais a empresa decidiu aplicar a pesquisa. Uma vez que estas perguntas estejam definidas, a pesquisa está pronta para ser aplicada, seja por meio de um formulário digital ou impresso.
Dê feedback e defina ações corretivas
Após a realização da pesquisa, os resultados devem ser tabulados de modo a nortear a tomada de ações corretivas. Lembre-se também que após a realização da pesquisa é preciso dar um feedback aos seus colaboradores, reforçando a relevância da participação deles para a aplicação de melhorias dentro da organização. Por último, é preciso tomar atitudes assertivas a fim de melhorar os pontos não tão bons da empresa, que foram apontados pela pesquisa.
Se você está achando todo este processo complexo demais, temos uma boa notícia! Muitas empresas – para impedir que fatores internos interfiram na pesquisa e para garantir neutralidade no resultado e confidencialidade das respostas – preferem contratar empresas especializadas na prestação deste tipo de serviço.
Há a possibilidade, ainda, de se buscar pela consultoria do Instituto Great Place To Work (GPTW) que elabora e aplica a pesquisa de clima na sua empresa como parte das medidas necessárias para a certificação dela como pertencente ao hall das Melhores Empresas para Trabalhar. Este instituto tabula a pesquisa, realizada na organização, e ranqueia a empresa de acordo com as respostas dos colaboradores ao questionário. A pesquisa é realizada em âmbito nacional e estadual e avalia a empresa nos seus diferentes setores.
A Apetit Serviços de Alimentação é uma delas. O Instituto GPTW aplica a pesquisa de clima uma vez por ano na empresa. Em 2018, a Apetit recebeu o prêmio nacional pela oitava vez consecutiva e o estadual pela nona vez. A empresa também conquistou o 3º lugar, no ranking, no quesito comunicação e a 9ª posição no quesito liderança.
Por meio do relatório de resultados oferecido pelo instituto – no qual é possível observar os pontos fortes e os pontos de melhoria – a empresa desenvolve e aplica medidas corretivas e ações de melhorias, de modo a reforçar o compromisso firmado com o colaborador de oferecer a ele um ambiente seguro, saudável e respeitoso para se trabalhar. Afinal, cuidamos dos nossos colaboradores para que eles cuidem dos colaboradores de nossos clientes.
Quer saber mais sobre a Apetit e suas práticas como uma das Melhores Empresas para Trabalhar? Entre em contato conosco!