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Dicas de Empreendedorismo com Marcia Manfrin

 Veja quais são os maiores aprendizados que a presidente da Apetit Serviços de Alimentação passa adiante para quem quer enfrentar os grandes desafios do mercado empreendedor.

Comece pequeno, sonhe grande e ande rápido! Foi com esta máxima que Marcia Manfrin deixou de vender 13 marmitas por dia no interior do Paraná para se tornar a presidente de uma das maiores empresas de refeições coletivas do Brasil, servindo mais de 120 mil refeições diárias em todo o território nacional.

Montar o seu próprio negócio, porém, é uma tarefa que exige empenho e paciência. Uma pesquisa recente divulgada pela Sebrae indica que ¼ das empresas não consegue chegar aos dois anos e um grande responsável por este índice é a falta de planejamento. Por esta razão, alguns fatores devem ser considerados na hora de empreender e criar condições favoráveis para o crescimento do seu negócio.

TENHA METAS BEM DEFINIDAS

 

A primeira regra para empreender é ter o seu negócio como projeto de vida. Saiba exatamente onde deseja chegar e construa uma estratégia plausível dentro de um período de tempo. Tenha objetivos de longo e curto prazo e fortaleça a sua empresa para depois assumir metas mais ousadas.

Antes de mirar novos mercados, Marcia Manfrin avalia todos os cenários internos e externos. Só depois de mensurar todas as condições e fortalecer a conjuntura empresarial é que avança para a fase de implementação do projeto.

“Enquanto algumas empresas pensaram em crescer para se estruturar, nós fizemos o movimento contrário: criamos todo o processo estrutural de governança corporativa para que depois alavancássemos o crescimento”.

“Temos que ter um propósito. Qual a emoção que você quer para a sua vida? ”

Marcia Manfrin

MONTE UMA EQUIPE DE SUCESSO

 

Para que qualquer ideia saia do papel e comece a tomar forma é preciso escolher com quem você irá dividir as responsabilidades. Segundo a empresária, o maior patrimônio das empresas brasileiras é o seu colaborador e valorizar este profissional irá motivá-lo e aumentar o seu rendimento, gerando benefícios para a sua organização.

Não importa se sua equipe é formada por dois ou duzentos funcionários. Ter pessoas que acreditam no seu projeto trabalhando ao seu lado irá ditar o nível de sucesso que a sua empresa irá alcançar.

“Nós somos o principal negócio. Nós, seres humanos, somos a principal startup. ”

Marcia Manfrin

 

DESAFIE O SEU STAFF

As pessoas têm que ser impulsionadas ao sucesso. Enquanto empreendedor, ofereça os meios para que seus colaboradores se desenvolvam profissionalmente e agreguem valor ao seu negócio. Compartilhe responsabilidades e desafie sua equipe a encontrar soluções para problemas-chave dentro da empresa.

Oferecer oportunidades de crescimento no ambiente de trabalho aumenta o nível de engajamento dos funcionários e cria boa vontade com assuntos relacionados ao seu negócio. “O tempo todo eu desafio pessoas para que elas se superem e isso faz com que elas queiram permanecer ao meu lado”, afirma Marcia.

 “A massa cinzenta humana é a moeda do passado e do futuro. Essa é a maior riqueza da humanidade”

Marcia Manfrin

FAÇA BOAS PARCERIAS

Uma boa relação com fornecedores, distribuidores e parceiros comerciais potencializa o sucesso da sua empresa e fortalece vínculos com outros estabelecimentos.

Para que estas relações tenham êxito, Marcia Manfrin escolhe pessoas que compartilham dos mesmos ideais e que estejam alinhadas com o Código de Ética da Apetit empresa que preside. Atuar junto às empresas que partilham dos mesmos interesses morais e sociais potencializa a expansão de mercado orgânica e gradativamente.

ADAPTE-SE AO AMBIENTE

Comandar um negócio implica em lidar com os mais diferentes tipos de públicos. Ter habilidade para dialogar com pessoas de qualquer posição social irá ampliar a sua visão de mercado e permitir que o seu negócio chegue cada vez mais longe.

Foi assim que a presidente da holding Dela Foods conseguiu se destacar profissionalmente: “Eu trabalho com CEOs de grandes companhias e também atendo as pessoas mais simples destas organizações. Essa moldagem da capacidade de entendimento foi o que a vida mais me ofereceu. ”

CONCENTRE-SE NO SEU DIFERENCIAL

 

Ninguém começa a empreender pensando em fazer o mesmo que já é feito no mercado. Mirar em exemplos de empresas do mesmo segmento é uma atitude válida, mas é preciso valorizar o que torna o seu negócio especial.

Resgate aquela boa ideia que te fez querer ser um empresário em primeiro lugar e concentre-se nela. “Não perca o foco daquilo que você é bom em fazer. É isso o que diferencia os empreendedores: a busca constante pela excelência”, aconselha Marcia.

COMPROMETA-SE COM O SEU NEGÓCIO

 

Os primeiros anos são os mais desafiadores – e mais importantes – de qualquer negócio. O lucro parece não vir e todos os esforços aparentam não estar surtindo o efeito esperado. Todo grande empresário já passou por esta fase e hoje colhe os frutos por terem persistido em seus objetivos.

“Tudo aquilo eu que tinha colocava no negócio. Muitas vezes tinha que acreditar que o retorno viria porque, se não viesse, ficaria em maus lençóis”, relata a líder de uma das empresas de refeições coletivas que mais cresce no Brasil.

“Todo começo de negócio é difícil. Tem que ter muito foco para conseguir passar pela fase mais crítica”.

Marcia Manfrim

BUSQUE A INOVAÇÃO

Tenha em mente que tudo é passível de melhoria. Desenvolva senso crítico e aprimore o seu estilo de negócio regularmente para não ficar desatualizado em relação à concorrência. Um bom empreendedor vê toda prática, por menor que seja, como uma oportunidade pronta para ser explorada.

A inovação precisa ser uma constante na sua metodologia de trabalho, sempre alinhando as suas necessidades com às do consumidor. A empresária aponta que, quando você tem atenção aos detalhes e ouve o que seu cliente tem a dizer, você vai ao encontro daquilo que é solução.

INSPIRE LIDERANÇA

Os verbos empreender e liderar estão ligados de maneira indissociável na gestão de negócios. Toda grande organização possui líderes que inspiram competência e confiança para os seus colaboradores, motivando-os na construção de um ideal comum: o êxito da sua empresa.

Para Marcia, uma equipe de sucesso e de alta performance existe quando há líderes inspiradores. Por esta razão, a empresária visita rotineiramente os diferentes setores da sua companhia para se atualizar e ter um contato mais direto com seus colaboradores, resolvendo qualquer eventual problema que possa surgir.

O processo de expansão de qualquer negócio é longo e contínuo. A busca pela excelência exige que o empreendedor reavalie suas práticas de gestão constantemente e, para isso, é fundamental adotar a estratégia de benchmarking. Esta palavra de origem inglesa significa basicamente “avaliação comparativa”, ou seja, uma análise das melhores condutas de mercado que permite que determinadas empresas conquistem sucesso em seus nichos de atuação. Não se trata de “copiar” o concorrente, mas espelhar-se em bons exemplos que podem ser implantados na sua organização.

A Apetit Serviços de Alimentação possui um estruturado programa chamado Portas Abertas cujo objetivo é compartilhar os valores e práticas institucionais que fazem dela uma das Melhores Empresas Para se Trabalhar do Brasil.  Se quiser saber um pouco mais sobre a metodologia que a instituição adota, entre em contato .

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A Apetit se consolidou ao longo de mais de 30 anos como uma das melhores empresas de alimentação corporativas do Brasil. Saiba mais! Clique aqui e visite nosso site!

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