Servir refeições para os colaboradores não é uma tarefa tão simples quanto parece. Há inúmeras opções para suprir essa necessidade, desde o uso de vales até a implantação de restaurantes industriais dentro da empresa. Mas afinal, qual a alternativa ideal para o seu negócio?
A resposta varia de acordo com o porte e a localidade da empresa. O vale-refeição, por exemplo, é indicado para organizações com infraestruturas menores e próximas de estabelecimentos comerciais. Já para instituições com mais de 50 funcionários, a terceirização de serviços de alimentação deve ser considerada.
A terceirização é baseada no mútuo acordo entre contratante e contratado o que gera segurança nos serviços assumidos. Nesta dinâmica, quem contrata sabe exatamente quanto irá gastar e evita surpresas no fechamento de contas.
Contratar uma empresa especializada na oferta de refeições coletivas para cuidar da nutrição dos seus colaboradores gera vantagens fiscais para a organização com desconto nas contribuições previdenciárias e do FGTS. Além disso, é possível deduzir do imposto de renda uma parcela do investimento feito na empresa.
O Ministério do Trabalho recomenda que as empresas sigam as regras do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), projeto que visa melhorar as condições nutricionais e a qualidade de vida dos funcionários. Por isso, terceirizar este setor irá poupar os gestores de preocupações técnicas, pois será a empresa parceira que assumirá essas responsabilidades.
Marcia Manfrin, presidente da Apetit Serviços de Alimentação – referência em soluções de alimentação coletiva no Brasil -, aponta que, quando uma empresa delega a responsabilidade de nutrir seus colaboradores para outra organização, ela consegue focar com mais qualidade em sua área de atuação:
“Nós atendemos o maior patrimônio das empresas brasileiras que é o seu colaborador. Nós cuidados da nutrição e da alimentação deles e fazermos isso com muitorespeito”, afirma Marcia.
Instituições do segmento de refeições coletivas costumam ainda realizar eventos e atividades de descontração nos restaurantes, quebrando a rotina de trabalho com ações que visam aumentar a satisfação de pertencer a um grupo que se preocupa com bem-estar do seu staff.
Por fim, esta parceria também proporciona um ambiente profissional mais harmonioso e incentiva a produtividade dos colaboradores, diminuindo consideravelmente o volume de faltas por motivos de saúde e reduzindo a rotatividade da equipe de trabalho.