Veja como atitudes simples e mudanças no cardápio podem auxiliar na prevenção do câncer de próstata com a inclusão de alimentos que fazem parte do dia a dia
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que, até o final de 2018, aproximadamente 68.220 pessoas sejam atingidas pelo câncer de próstata no Brasil. A população mais afetada possui faixa etária acima de 65 anos e representa 75% dos casos registrados, mas homens de todas as idades podem desenvolver o tumor.
Diversos fatores podem contribuir para o aparecimento da doença, desde pré-disposições genéticas até o contato frequente com substâncias químicas ou radioativas. O INCA, porém, aponta a má alimentação como uma das maiores responsáveis pela incidência de cânceres no país e indica que até 20% dos casos podem ser evitados com a correta ingestão de nutrientes.
Determinados alimentos possuem propriedades benéficas para a saúde masculina e auxiliam na prevenção do câncer de próstata. Segue abaixo alguns poderosos aliados no combate de células cancerígenas e no adequado funcionamento do organismo.
Tomate
Conhecido como “amigo da próstata”, este alimento é rico em licopeno, substância com poder antioxidante que protege a glândula masculina e inibe a multiplicação descontrolada de células cancerígenas que dão origem ao tumor. Além disso, o licopeno também atua na diminuição do colesterol ruim e previne doenças como o infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
O corpo humano, porém, só consegue absorver esse nutriente quando o alimento for cozido ou passar por um processo de aquecimento. Desta maneira, sopas e molhos de tomate, por exemplo, possuem maior concentração de licopeno do que a encontrada no fruto fresco.
Cebola
Um dos ingredientes mais populares no dia a dia do brasileiro, a cebola é uma importante fonte de antioxidantes naturais que previnem o envelhecimento precoce e inibem o crescimento de tumores. Muito versátil na gastronomia, pode ser usada como tempero ou consumida crua mantendo, em ambos os casos, suas particularidades benéficas.
A cebola é indicada para o controle da hipertensão e prevenção de gripes e resfriados. Sintomas de asma, amigdalite e alergias também podem ser amenizados com o consumo regular deste alimento.
Castanha-do-Pará
Oleaginosas como castanhas, nozes, amêndoas, avelãs e amendoins possuem grande quantidade de selênio, mineral que ajuda na renovação das células e impede que o câncer se reproduza no organismo.
Tipicamente brasileira, a castanha-do-Pará é uma das melhores oleaginosas para a saúde por também possuir um alto teor de magnésio e ácidos graxos que impactam diretamente no humor, diminuindo a ansiedade e o estresse. Também é muito indicada para quem quer perder peso, pois dá a sensação de saciedade e equilibra a tireoide, além de reduzir inflamações e prevenir diabete e obesidade.
Brócolis
Fonte de luteína e sulforafano, o brócolis possui compostos que neutralizam os radicais livres que podem causar danos às células do corpo e resultar no desenvolvimento de alguns tipos de canceres. Os fitoquímicos deste alimento produzem enzimas que anulam agentes cancerígenos antes que eles danifiquem estruturas celulares.
Este vegetal também é rico em ácido fólico, substância que evita a mutação indesejada durante a produção de DNA e RNA genéticos e estimula a renovação de células da próstata. Como todo vegetal crucífero, também auxilia na desintoxicação do organismo e possui vitaminas que fortalecem o sistema imunológico.
Melancia
Outra valiosa fonte de licopeno, a melancia previne o câncer no sistema endócrino e protege contra infecções bacterianas. A fruta também apresenta quantidades significativas de betacaroteno e vitamina C, o que proporciona uma ação antioxidante mais eficaz no combate de tumores malignos.
O óxido nítrico, gerado após a ingestão da melancia, também é eficiente contra a disfunção erétil, pois relaxa a musculatura dos vasos sanguíneos e aumenta o aporte de sangue para o órgão reprodutor masculino.
Segundo dados do INCA, uma dieta equilibrada e a redução de alimentos ultraprocessados podem prevenir anualmente de 3 a 4 milhões de novos casos de câncer no mundo.
A ingestão de bons nutrientes, aliada com a prática regular de exercícios físicos, pouparia uma a cada cinco pessoas de desenvolver a doença. Em números mais específicos, para cada 100 indivíduos com câncer, 22 poderiam estar livres deste mal se adotassem hábitos de vida mais saudáveis.