Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Higiene na cozinha: evite contaminações com ideias e soluções simples.

Postado em 28/06/2016

É preciso prestar bastante atenção nos objetos que utilizamos na hora cozinhar, pois um utensílio simples, mal higienizado pode trazer riscos à nossa saúde.

Nosso dia a dia é bastante corrido, por isso, sempre que sobra um tempinho livre tentamos aproveitá-lo da melhor forma possível. Preparar uma refeição saborosa, seja para nós mesmos, ou para reunir família e amigos é sempre muito agradável. Mas, é preciso prestar bastante atenção nos objetos que utilizamos na hora cozinhar, pois um utensílio simples, mal higienizado pode trazer sérios riscos à nossa saúde, pois lugares úmidos, quentes e com resíduos de alimentos são propícios para proliferação de bactérias.

Desta forma, separamos algumas dicas simples, mas que podem ser muito eficientes para manter a cozinha sempre higienizada e livre de problemas.

  • Substitua as colheres de pau por espátulas de silicone;
  • Use utensílios diferentes - Evite usar a mesma colher para todas as panelas ou colocar diferentes alimentos em um único recipiente;
  • Não guarde enlatados na geladeira: O contato dos alimentos com o verniz de revestimento das latas (que fica exposto após a lata ser furada com o abridor), pode acelerar a oxidação e causar contaminação pela transferência de metais ao alimento. O ideal é transferir para um pote plástico ou de vidro com tampa para que fique bem vedado.
  • Esqueça a lixeira de pia: A lixeira com restos de comida é ótima para o crescimento de bactérias, que podem ser transferidas para os alimentos.
  • Jogue fora o pano de pia: É melhor utilizar toalhas descartáveis ou mesmo rodinhos, que podem ser higienizados facilmente.
  • Evite guardar panelas na geladeira: o ideal passar o alimento para um recipiente de vidro ou plástico.