Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Faz bem beber água logo após comer?

Postado em 15/03/2019

Será que o hábito pode trazer algum malefício para a saúde?

Quem não gosta de tomar um bom copo d’água logo após comer para limpar o paladar ou “ajudar a comida descer”? Principalmente nos dias mais quentes, beber algo durante as refeições parece ser uma boa pedida, afinal a ordem é manter-se bem hidratado, não é mesmo?

 

Alguns estudos, porém, indicam que este hábito pode ser prejudicial para a saúde e ainda menos indicado para quem quer perder peso. Isso porque ingerir líquidos durante as refeições prejudica a digestão e pode aumentar o tamanho da barriga.

 

A lógica é a seguinte: imagine que seu estômago tem uma certa capacidade para receber alimentos. Se você preenche este espaço com água, seu organismo entende que você está satisfeito e a sua fome será saciada. Porém, como a água é eliminada primeiro pelo corpo, o cérebro vai compreender que o estoque de comida está baixo e precisa ser recarregado. Dessa maneira, você acaba comendo mais ao longo do dia e com menos qualidade. A situação piora se optar por refrigerantes, porque o seu corpo ainda recebe calorias extras.

 

O excesso de água dilui o suco gástrico e dificulta a quebra molecular dos alimentos. O resultado? Aquela sensação de corpo lento e pesado que acompanha você por várias horas. Sem contar que muitos nutrientes que deveriam ser absorvidos pelo organismo são perdidos no processo.

 

Ok, então nada de beber durante a refeição? Nem mesmo um golinho? Calma! Não precisamos ser tão extremos assim.

 

Especialistas afirmam que uma quantidade de até 150ml não interfere negativamente na digestão. Ainda sim, recomenda-se tomar água em torno de meia hora antes ou depois de comer para que o organismo possa trabalhar bem.

 

Agora, se você tem sede frequente enquanto está comendo, fique atento ao sal que anda colocando no prato. Reduzir a quantidade resolve o problema e ainda beneficia a saúde. É sempre bom lembrar: refeição é para ser comida, deixe para beber água no decorrer do dia.

 

Veja outras dicas de saúde e qualidade de vida clicando aqui.