Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Comer chocolate faz bem?

Postado em 01/04/2019

Oh, dúvida cruel! Será que essa delícia possui algum benefício para o organismo?

Quem não gosta de devorar uma barra inteira de chocolate quando os nervos parecem estar à flor da pele? Ou então de adoçar a boca logo após o almoço? Pois bem, chegou a hora da verdade: será que o hábito de comer chocolates traz algum benefício para a saúde?

 

Sem mais delongas a resposta é SIM! A velha ressalva de que moderação é o melhor tempero aqui também se faz presente. No entanto, saber que o alimento não é tão maléfico quanto dizem é um alívio para os chocólatras de plantão. Por muito tempo o doce foi pintado como o inimigo da dieta, mas este cenário mudou!

 

O alimento fornece a famosa sensação de bem-estar no corpo. Quando comemos uma porção de chocolate recebemos uma alta dose de endorfina e dopamina que proporcionam um estado de relaxamento generalizado, funcionando até mesmo como analgésico natural.

 

Mas é agora que as coisas começam a ficar interessantes!

 

O consumo regular deste alimento traz benefícios para o organismo com redução da pressão arterial e melhora dos índices de colesterol. Isso porque ele possui flavonoides, uma substância benéfica para o coração e todo o sistema cardiovascular.

 

Um estudo sueco revelou que quem come o produto até duas vezes por semana tem menos chances de sofrer um ataque cardíaco em relação àqueles que não saboreiam o doce. Pronto! Já tem a desculpa perfeita para incluir o chocolate na rotina, hein?

 

Mas não para por aí! O chocolate ainda pode auxiliar no combate de alguns tipos de cânceres em razão da alta concentração de antioxidantes que fortalecem as células contra o tumor e, ainda por cima, evitam o envelhecimento precoce.

 

O cérebro também é beneficiado pela iguaria. Isso porque ela contém uma substância chamada de epicatequina que protege as células nervosas. Além disso, o açúcar presente no alimento proporciona energia, o que aumenta o nível de concentração durante as atividades. Está precisando estudar? Então já sabe à qual ajuda recorrer.

 

E agora o grande plot twist:

 

Comer chocolate pode ajudar na perda de peso!

 Sim, é isso mesmo que você leu. Alguns pesquisadores apontaram que os ácidos fenólicos presentes no cacau podem ajudar quem quer perder aquela barriguinha. Tudo graças aos hormônios da saciedade que são gerados pelo organismo após o consumo que evita que você coma em excesso e ainda estimula a queima de calorias, inibindo o estoque de gordura no organismo.

 

Mas claro que tudo estava bom demais para ser verdade, não é mesmo? Pois bem, todos estes benefícios citados são referentes ao chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau em sua composição. Aquelas irresistíveis barras ao leite devem ser evitadas.

 

Chocolate branco? Passe longe. Esse doce leva injustamente a palavra chocolate no título porque a sua composição se resume em açúcar e manteiga de cacau, sem carregar os nutrientes da fruta.

 

Em resumo limite o consumo em até 30 gramas por dia e lembre-se sempre: quanto mais escuro for o chocolate melhor. Acostume seu paladar com a variação menos doce e aproveite ao máximo o sabor e benefícios que este alimento pode proporcionar.