Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Palestra marca campanha Outubro Rosa da Apetit Serviços de Alimentação

O mês de outubro é marcado pela campanha Outubro Rosa, uma mobilização mundial voltada à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. A Apetit Serviços de Alimentação – reconhecida como uma das 10 empresas brasileiras que mais investem em saúde e bem-estar dos colaboradores de acordo como o Instituto Great Place to Work – não poderia deixar de disseminar informações sobre a doença entre seu quadro de pessoas.

 

A campanha

A campanha Outubro Rosa teve início em 1990, em Nova Iorque (EUA), criada pela Fundação Susan G. Komen For the Cure. Susan, que dá nome ao instituto, faleceu aos 36 anos acometida pelo câncer de mama. Sua irmã mais nova, Nancy, prometeu que não mediria esforços para encontrar a cura da doença. Como rosa era a cor preferida de Susan, foi escolhida para simbolizar a luta da Fundação. Desde então, a instituição criada por Nancy vem mobilizando o mundo anualmente em prol do compartilhamento de informações, da promoção da conscientização sobre a doença e do levantamento de fundos para pesquisas voltadas à descoberta da cura deste tipo de câncer.

 

 A doença

De acordo com o Instituto Oncoguia, o câncer de mama é o segundo mais comum entre o público feminino, ficando atrás somente do câncer de pele, e é o que apresenta maior número de vítimas fatais. Isto se dá pelo fato de, por desinformação ou medo, muitas mulheres deixarem de procurar ajuda e tratamento no início da doença.

 

Porém, se descoberto no início, a probabilidade de cura gira em torno de 95%. Por isto, é tão importante trabalhar a conscientização da necessidade do autoexame e de exames preventivos periódicos para que esta realidade seja alterada. Apesar de raro – apenas 1% de incidência – homens também são acometidos pela doença. O que reforça a ideia de que este não é um assunto para ser tratado apenas pelo público feminino.

 

Outubro Rosa na Apetit

91% do quadro de colaboradores da Apetit é feminino. Assim, nada mais natural que colocar a prevenção ao câncer de mama em pauta dentro da companhia.

 

Todos os anos, a Apetit desenvolve a campanha internamente, envolvendo 100% do seu quadro de pessoas. O Outubro Rosa na Apetit é composto por comunicados informativos e o Pink Day – que acontece, normalmente, na última sexta-feira do mês de outubro. Neste dia, todos os colaboradores da Apetit se vestem de rosa, fazendo menção à campanha.

 

A palestra

Este ano, além dessas ações, foi realizada nesta segunda-feira (28) uma palestra sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce da doença. A palestra foi ministrada pela fundadora e presidente da ONG Tok de Amor, Clarissa Sanchez, para uma plateia composta por mulheres e homens dos setores administrativos e das indústrias que compõem a companhia.

 

 Segundo Clarissa, a ONG Tok de Amor foi fundada em abril de 2013 a partir de sua experiência com o câncer de mama. Ela conta que no período de seu tratamento percebeu o quanto é importante o apoio, por isto decidiu criar a ONG para que outras pessoas que estão enfrentando a batalha contra o câncer passem a se sentir cuidadas, apoiadas e acolhidas. Neste espaço são oferecidos – gratuitamente – alimentos, descanso, palestras e oficinas para pessoas que estão fazendo tratamento no Hospital do Câncer de Londrina. Atualmente, a instituição atende em média 140 pessoas diariamente, vindas de diferentes cidades do Paraná.

 

Durante a palestra Clarissa falou sobre a doença, deu dicas de como preveni-la e reforçou a importância do autoexame e de exames médicos regulares. Além disso, contou sobre a sua experiência com o câncer de mama, que emocionou a todos. A palestra contou com fechamento de Adriana Santos Pereira Rocha, que também se curou de um câncer da mama e deu seu testemunho de vitória para encorajar outras mulheres.

 

Para Adriana, o segredo da prevenção é informação. “Eu encaro este movimento de levar conhecimento sobre o câncer de mama como uma missão. Porque para mim foi extremamente importante a informação. Eu descobri o meu câncer de mama em uma palestra, fiz o tratamento e sobrevivi, por isso tenho a missão de passar esta mensagem de esperança para outras mulheres”.

 

Clarissa acredita que quanto mais se falar sobre o câncer melhor, e isto inclui momentos de conscientização em empresas, como o oportunizado pela Apetit. “Eu só posso parabenizar a Apetit por fazer este trabalho. A única coisa que a gente pode fazer para evitar o câncer é a prevenção. Prevenir e diagnosticar precocemente. Mesmo com o movimento Outubro Rosa a gente sabe que infelizmente muitas mulheres não fazem seus exames regularmente, não se cuidam como deveriam. Então as empresas pararem por um tempo e trazer esta discussão sobre a importância da prevenção para todas as mulheres com certeza vai fazer a diferença na vida delas. É preciso valorizar a vida!”.

 

Pink Day

Para reforçar a conscientização, a Apetit realizou em outubro o Pink Day entre os colaboradores. Pessoas de todo o país vestiram rosa para evidenciar a campanha de prevenção ao Câncer de Mama e estimular o autoexame e consultar regular ao médico para o diagnóstico precoce da doença. Confira as fotos da ação: