Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Apetit Serviços de Alimentação realiza 9ª Edição do Projeto Gastronomia Especial

 

A Apetit Serviços de Alimentação é pioneira no mercado de refeições corporativas por oferecer oportunidade de trabalho a portadores de Síndrome de Down. A Apetit presa pela diversidade e busca integrar diferentes tipos de pessoas ao universo corporativo, comprovando que existe oportunidade para todos no mercado de trabalho, independentemente de possíveis limitações.

 

Tendo isto em mente, todos os anos (desde 2011) a empresa realiza o Projeto Gastronomia Especial. Por meio deste projeto, a Apetit abre suas portas para alunos de instituições londrinenses, direcionadas à educação de portadores de Síndrome de Down, para uma aula de gastronomia. Este ano, a 9ª edição foi realizada na última segunda-feira (28).

 

O Gastronomia Especial, que faz parte das ações incentivadas pelo Instituto Apetit de Educação, tem como propósito estimular portadores da Síndrome de Down a adquirirem novos conhecimentos e desenvolverem habilidades, além de oferecer uma tarde divertida e descontraída, e a oportunidade de saírem da rotina e fazerem novos amigos.

 

O evento contou com 30 participantes das instituições convidadas – APAE, APS Down e Escola Manain – acompanhados por pais e professores, três dos colaboradores portadores de Síndrome de Down da companhia: André Rocha, Juliano Jafel e Greice Kelly, e com o auxílio e supervisão de um corpo de voluntários composto por 8 colaboradores da Apetit.

 

Nesta aula, oferecida pelo projeto, a Analista de SSMA da Apetit, Patricia Castro (que se voluntariou a ministrá-la) juntamente com os colaboradores da Apetit que se inscrevem como ajudantes voluntários, prepararam previamente todos os ingredientes que foram utilizados nas receitas ensinadas. Todos os ingredientes utilizados para a preparação do lanche natural e da panqueca doce ensinada passaram por um processo de pré-preparo antes de iniciarmos a atividade, como cortar, cozinhar e processar, para eliminar qualquer possibilidade de risco de acidentes. Além disso, os ajudantes voluntários auxiliaram os participantes no preparo dos alimentos.

 

Os fatores limitantes de concentração e memorização foram levados em consideração no desenvolvimento da metodologia de ensino das aulas oferecidas pelo projeto. A responsável por ministrar a aula do programa, executou as etapas da receita passo a passo, com toda calma, para que os participantes assistissem e depois reproduzissem. Ao término do preparo os participantes puderam degustar o prato que eles mesmos preparam.

 

Além da atividade principal, que é o preparo dos pratos, os alunos ainda contaram com nosso espaço gourmet, preparado com decoração, música, dança e bastante interação para a recepção de todos eles.

 

As professoras representantes das Escolas APS Down e Manain falaram um pouco sobre a participação dos alunos no projeto:

 

“Nós trouxemos hoje alguns dos nossos alunos para representar a escola. Eles amam vir aqui porque para eles é muito gratificante sair do ambiente escolar, ver uma nova realidade, conhecer um outro local e outras pessoas. Eles ficam ansiosos por isso. Assim que anunciamos que vamos trazê-los aqui na Apetit, eles já ficam felizes e já querem saber o dia e a hora.  Eles ficam muito felizes. Todo ano nós somos convidados e fazemos um revezamento para que todos os alunos tenham oportunidade de participar. Este projeto realizado pela Apetit contribui e muito com o nosso trabalho, porque os alunos amam ir para a escola, eles amam as atividades internas e as externas, e esta oportunidade de ensiná-los a fazer sanduiche e panqueca, para eles é muito importante. O que eles aprenderam aqui, eles podem reproduzir em casa, e isto não tem preço.” (Profa. Ilma – Vice-Diretora da Escola Manain).

 

“Essa vinda aqui para a Apetit é muito prazerosa para todos nós, principalmente para os alunos. Todos os anos quando nós recebemos o convite procuramos fazer uma escala e trazer uma turma diferente por ano, para que todos tenham esta experiência, porque é muito gratificante eles virem pra outro espaço que não seja a escola, conhecer o trabalho de uma empresa tão conceituada, ter este momento de socialização com os funcionários da empresa, com os alunos de outras escolas e terem a oportunidade de eles mesmos prepararem o lanche que vai ser consumido. Lá na escola nós também temos este projeto de culinária e eles gostam muito e ainda mais com música, aí é que eles fazem a festa. Eu, em nome da APS Down só tenho a agradecer porque é muito gratificante mesmo, tanto para nós quanto para eles.” (Profa. Elaine – Diretora de um dos núcleos da APS Down – Novo Caminhar).

 

A Aluna da Escola Manain, Marcela Lima, também nos deixou seu depoimento sobre a sua participação no Gastronomia Espacial: “Eu estou achando ótimo, estou adorando e estou muito feliz aqui com os meus amigos. Vou aprender aqui para fazer em casa, com a minha mãe que eu amo muito”.

 

A alegria estampada no rosto de cada um dos participantes é o que move o projeto. Ano que vem, com certeza, tem mais!

 

Confira as fotos da edição deste ano: