Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

Apetit e UTFPR oferecem oficina de sabão para idosos

Atividade faz parte do programa Planeta Sustentável desenvolvido pela companhia em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná e a prefeitura municipal de Londrina

 

A Apetit Serviços de Alimentação, em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), ofereceu na última quinta-feira (30) uma oficina de fabricação de sabão líquido a um grupo de 40 indivíduos no Centro de Convivência da Pessoa Idosa do Jardim da Luz, Zona Leste de Londrina. A iniciativa faz parte do projeto Planeta Sustentável e do programa de Direcionamento Correto do Óleo Residual (DiCORe) que visa minimizar os impactos negativos do descarte irregular do produto.

 

Na ocasião, a empresa fez a doação dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários para garantir a segurança das atividades. A colaboradora Patricia Ginu de Castro, do Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Apetit, ministrou um treinamento sobre a utilização correta dos EPIs e, juntamente com os voluntários da empresa, supervisionou as dinâmicas.

 

A oficina foi ministrada pelo professor doutor Fabio Cezar Ferreira e pelos discentes do curso de Química da UTFPR que demonstraram como transformar o óleo de cozinha em sabão para ser usado no dia a dia. O produto, caso seja descartado incorretamente, pode gerar graves danos ao meio ambiente. Um único litro de óleo, por exemplo, é capaz de contaminar um milhão de litros d´água.

 

“O intuito desta ação foi envolver a universidade, a comunidade e a Apetit em prol de um bem comum. Os alunos da UTFPR são futuros professores de Química, então trouxemos eles até aqui para ensinar na prática tudo o que eles aprendem no curso”, contou Fabio Cezar.

 

A Secretária do Idoso de Londrina, Andrea Ramondini Danelon, esteve presente no evento e comentou sobre a importância da iniciativa para o meio ambiente e comunidade em geral.

 

“Estamos muito contentes com essa parceria porque cada um saiu do evento com mais consciência sobre sustentabilidade. Os idosos aprenderam a fazer sabão, detergente e amaciante reutilizando o óleo de cozinha que, até então, a gente não sabia nem para onde iria. Agora, com essa consciência, eles podem até conseguir uma renda extra para a família com a fabricação do produto”, afirmou a secretária.

 

Andrea Ramondini ainda comentou sobre os benefícios de unir o poder público com instituições de ensino e empresas privadas, como é o caso da Apetit. Para a secretária esta é uma relação onde todos ganham.

 

“Eu fico muito contente em ter como parceira a Apetit porque a gente sabe de tudo o que ela faz a respeito de educação e sustentabilidade. Uma empresa que nasceu aqui em Londrina, com apenas um funcionário e que hoje tem mais de dois mil colaboradores no Brasil inteiro é muito orgulho para a cidade”, finalizou Andrea.

 

Programa Planeta Sustentável

A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante da Apetit. Atuar de maneira responsável e manter a saúde do planeta são desafios diários para a companhia. A empresa acredita que ações simples, contínuas e imediatas podem preservar os recursos naturais disponíveis e minimizar os impactos causados ao meio ambiente.

 

Foi a partir deste pensamento que nasceu o Programa Planeta Sustentável que incentiva a utilização eficiente dos recursos e o consumo responsável por parte dos colaboradores, clientes e comunidade por meio de diversos programas administrados pela companhia. Entre os projetos desenvolvidos está o DiCORe.

 

DiCORe

A Apetit se preocupa diariamente com o destino do óleo utilizado em suas cozinhas industriais.  Pensando nisso, os cardápios dos restaurantes são planejados e desenvolvidos com alimentos que demandam pouco óleo em sua preparação, a fim de minimizar a geração de resíduos. 

 

Por meio do programa DiCORe, o óleo gerado pelos restaurantes é destinado a empresas credenciadas e especializadas em realizar a destinação adequada do produto. Com este programa, além da preservação do meio ambiente, a empresa obtém recursos que são direcionados ao financiamento de ações socioambientais.

 

Confira as imagens do evento: