Busca

Atualize seu Navegador Nós detectamos que você esta usando uma versão obsoleta do Internet Explorer como seu navegador web.
Para entrar no site e usufruir de todos os recursos, por favor instale uma versão mais atual do IE.
Só levara alguns minutos para completar.

O site também pode ser visto usando:

4ª edição do Planeta Sustentável, evento que marca o sucesso de boas ações.

A ação foi realizada em prol da Escola Municipal Professor Hélvio Esteves, localizada na região norte de Londrina. A escola funciona em período integral e desenvolve diversas atividades com os alunos, promovendo experiências culturais e de aprendizado na prática. Entre os projetos educacionais desenvolvidos, está o cultivo de uma horta, com o objetivo de despertar nos alunos a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

 

No início de 2018, a horta foi parcialmente destruída após ser atingida por um incêndio, causando prejuízos aos alunos, pois, além de ser um espaço voltado aos projetos educacionais, a horta também fornecia insumos complementares para a merenda escolar.

 

Deu-se então o início da ação de revitalização da horta, que contou com a força e o amor de voluntários. Funcionários, fornecedores, parceiros e amigos da Apetit, juntamente com o corpo docente da escola, dedicaram suas manhãs de sábado a ajudar a construir um futuro melhor.

 

A ação foi realizada em etapas, desenvolvidas seguindo passos essenciais para que a revitalização pudesse promover a melhor utilização dos espaços disponíveis. As primeiras tarefas realizadas foram a limpeza, com a retirada de entulhos, capina e roçagem, e a estruturação, com a construção da área de compostagem, formação de canteiros, adequação de estrutura para sombrite e higienização e pintura dos pneus.

 

Em um novo encontro, foi a vez de preparar o local para receber as novas mudas de árvores frutíferas, temperos, folhas e vegetais. Para isso, foram instalados o sombrite, o minhocário e as composteiras, além de novas pinturas, que finalizaram o processo de revitalização da horta.

 

Para que a revitalização pudesse ser realizada, além do trabalho voluntário importantíssimo durante todo o processo, contamos com a doação de produtos necessários, como por exemplo as mudas plantadas na horta. Além das doações, a verba utilizada na ação é resultado de projetos realizados pela Apetit, como por exemplo o DiCORe - Direcionamento Correto do Óleo Residual, que recolhe o óleo utilizado em todas as unidades Apetit e direciona a empresas que reutilizam ou descartam de forma correta o resíduo.

Utilizamos também a verba arrecada com o ÚTIL - Utilização de Tecnologia Inteligente e Limpa, programa que descarta corretamente o material eletrônico que não será mais utilizado pela empresa.

 

A entrega não poderia ter sido realizada em uma data mais especial, sendo ela o dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Em um evento encantador, reunimos importantes autoridades da cidade para falar com os alunos e a comunidade escolar.

 

Alunos e professores prepararam apresentações como o Jornal Escolar, que falou sobre o meio ambiente, e uma coreografia de dança preparada especialmente para o evento, com a música Herdeiros do Futuro, de Leandro e Leonardo.

 

Entre os convidados presentes, compuseram a mesa de autoridades João Mendonça, Vice-prefeito da cidade de Londrina, Junior Cesar Dias de Jesus, Gerente Regional Região Norte (representante de Maria Tereza Paschoal de Moraes, Secretária de Educação de Londrina), Simone Aguiar, Diretora da Escola, Ana Claudia Dezuó, Coordenadora de Oficinas e Marisa da Silva, professora do Projeto Meio Ambiente. Completaram a mesa, Marcia Mocelin Manfrin, empresária e presidente da Apetit, Pamela Manfrin, Gerente do Planejamento Estratégico da Apetit e Eder Oliveira, Produtor Rural, proprietário do Sítio Oliveira e fornecedor/parceiro Apetit.

 

Também participaram do evento Elzo Carreri, Secretário do Trabalho Emprego e Renda, pais, alunos, funcionários da Apetit e as professoras Alyne Zanatta e Michele Costa Santos, responsáveis pelas apresentações Oficina de Teatro, Dança e Música.

 

Esperamos que muitos outros eventos e ações como essa possam ser realizadas, evidenciando a importância de reunir esforços e mostrando que cada passo dado é um grande degrau em direção ao topo da qualidade de vida. Esperamos ainda que o sucesso dessas ações desperte, em muitas outras instituições e nas futuras gerações, a vontade de ajudar e de colaborar com a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.